INCOLInstituto do Coração de Leme, é um centro especializado em exames cardiológicos não invasivos, contando com alta tecnologia e profissionais especializados.

Em atividade desde o ano 2000, o INCOL, nasceu do sonho do cardiologista Dr. José Luiz Ferreira dos Santos, carinhosamente chamado por Dr. Zequinha, em ver um centro de atendimento em doenças cardíacas em Leme.

A relevância do centro para a cidade ficou evidente desde a sua inauguração, quando, nas dependências da biblioteca e na presença de autoridades, profissionais da saúde e grande público, o prof. Dr. Marco Aurélio proferiu a palestra: Quem Ama não Adoece. Este amigo alguns anos após partiu desta terra.

O INCOL vem acompanhando o desenvolvimento da cardiologia ao longo dos anos e tornando-se um centro de referencia regional.
INCOL e Leme, uma relação de orgulho

Você sabe como evitar ou diminuir o impacto das Doenças Cardiovasculares?

  • Dieta adequada
  • Atividade Física Regular
  • Tratar os Fatores de Risco: com ou sem medicação, segundo orientação médica.
  • Quando Iniciar o tratamento ou controle das Doenças Cardiovasculares? Quanto mais cedo melhor
  • Procure sempre a orientação de um profissional

Você conhece os principais fatores de risco que intensificam as Doenças Cardiovasculares?

Tabagismo – O cigarro aumenta o risco do infarto. Quanto mais cigarros e por mais tempo, maior o risco. A nicotina presente em todos os cigarros, aumenta também a pressão arterial. Usar cigarros com baixo teor de nicotina não diminui risco do infarto, como muitos acreditam. Locais onde existam pessoas fumando, é prejudicial para todos, inclusive para os não fumantes que estejam no ambiente. Além de tudo isso, o cigarro também causa câncer.

Pressão Alta – A hipertensão aumenta o risco do infarto e do derrame. Geralmente não tem cura, e na maioria das vezes a pessoa nada sente. Muitas vezes o primeiro sintoma é grave, como por exemplo infarto ou derrame. Embora não tenha cura, o paciente pode e deve controlá-la, diminuindo o sal na comida, o peso, fazendo exercícios e também com uso de remédios. É preciso manter o controle continuadamente, sem parar.

Colesterol – O colesterol é uma gordura fabricada pelo nosso corpo e que também está presente em alimentos. Ele é formado, principalmente pelas gorduras saturadas, as quais são mais encontradas nos alimentos de origem animal. O LDL—colesterol, conhecido como mau colesterol, aquele que prejudica a circulação.

Diabetes – Os diabéticos apresentam mau funcionamento da insulina, o que acarreta o aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue e favorece o aparecimento de doenças do coração, além de outras. No caso de excesso de peso, faça regime e exercícios para emagrecer, pois o aumento do peso favorece o aparecimento de diabetes

Estresse – As preocupações e tensões constantes aumentam a pressão arterial. No caso de você ter, angustia, depressão, falta de apetite, insônia, procure um profissional para ajudá-lo(a). O exercício, ajuda a diminuir o estresse.

Obesidade – O excesso de peso aumenta a pressão arterial, causa Diabetes e aumenta o risco de infarto. Faça dieta adequada, sob orientação de um profissional medico ou nutricionista, além disso o exercício auxilia na redução do peso.

Sedentarismo a Falta de Exercício – O exercício, é fundamental para a saúde. Aumenta seu tempo e qualidade de vida. O exercício deve ser apropriado para cada indivíduo, daí a importância de procurar orientação medica antes de iniciar qualquer prática. O exercício físico deve ser feito regularmente, e um bom tipo é o dinâmico, como por exemplo: caminhada, natação, tênis, vôlei, basquete e ciclismo. A caminhada, e fácil de se fazer, podendo ser feita por qualquer pessoa e não havendo limite para idade.